Neste artigo, vamos entender como gerar tráfego na loja através da pesquisa local.
Vou explicar o que isso significa e também como dominar esses conceitos e usá-los para o seu negócio.
Quais são os números sobre a pesquisa local ?
Vamos começar com alguns números-chave.
📈 Sabia que 28% das pesquisas locais resultam numa compra imediata (Google) e que 76% dos utilizadores visitam as instalações da empresa encontrada no mesmo dia após fazerem uma pesquisa local (Google)?
📈 Além disso, 86% dos consumidores utilizam o Google Maps para localizar uma empresa. (Hubspot)
📈 E sabia também que 46% das pesquisas no Google têm como objetivo encontrar uma empresa local (SEO Expert Brad)?
📈 Por fim, as pesquisas “near me” aumentaram cerca de 900% nos últimos dois anos. (ChatMeter)
Aí está, isso dá o tom…
Você pode (e deve) definitivamente investir na pesquisa local, não apenas para ser encontrado, mas principalmente para aumentar a sua taxa de visitação e as suas receitas.
Agora, consegue confirmar que está suficientemente presente nas pesquisas locais e visível?
- Tem uma ficha Google My Business?
- Fornece conteúdo? Inclui fotos?
- Responde aos comentários?
- Está registado em diretórios?
- Utiliza redes sociais para promover o seu negócio?
Aqui estão mais alguns números (sim, quero convencê-lo) 😬!
📈 Pesquisar na internet é o primeiro reflexo de 97% dos consumidores à procura de um negócio local.
📈 72% lêem os comentários de outros utilizadores antes de tomar uma decisão. (Hosting Tribunal)
📈 95% dos viajantes consultam 1 ou mais avaliações antes de fazer uma reserva. (Trust You)
📈 Fichas de empresas (Google My Business) que apresentam apenas UMA imagem recebem 71% menos chamadas e 75% menos direcionamentos do que as outras fichas. (Search Engine Land)
📈 Responder a pelo menos 32% dos comentários na sua ficha de empresa poderia aumentar a sua taxa de conversão em 80% em comparação com aqueles que respondem a apenas 10% (ou menos) dos comentários. (Search Engine Land)
…
Então? Está motivado? 💪
Vê onde quero chegar, é fundamental aproveitar estas tendências!
A internet tornou-se ultracessível graças aos smartphones, mas os utilizadores continuam a valorizar as visitas locais, alguns até preferem visitar a loja em vez de comprar online.
Para colher os frutos destas oportunidades, é crucial estar presente e destacar-se nas pesquisas das suas audiências próximas.
Se você quiser atrair clientes para o seu restaurante através da pesquisa local, você está no lugar certo.
🎯 O objetivo final de algumas ferramentas, como o Google My Business, é atrair tráfego para o seu ponto de venda! Então, invista nisso.
Aqui está como atrair o seu público-alvo próximo de você (ou que pretende se deslocar para a sua área).
Vamos lá! 🚀
Quais são as vantagens de uma boa presença local?
Começamos pela parte mais importante, após a importância da pesquisa local, que são os benefícios de uma boa presença local.
Sim, é preciso compreender o interesse para o seu negócio que é a visibilidade local online.
Uma presença local sólida oferece uma variedade de vantagens para fortalecer a sua posição online e aumentar a sua atratividade junto ao público local.
Porque uma boa presença local é uma vantagem?
Superar um SEO local de um site web (jovem):
Para os novos sites web que ainda não estabeleceram a sua presença online, estão posicionados em um setor altamente competitivo ou têm uma base de referenciamento fraca, ser visível no inicio não é tarefa fácil.
Ao concentrar-se em parâmetros geográficos específicos, melhora-se a capacidade do seu site de ser encontrado por utilizadores locais desde as primeiras etapas da sua existência online.
Para isso, coloque o link do seu site em plataformas locais.
Gerar visitas à loja :
Uma presença local bem otimizada atrai potenciais clientes para a sua loja física ou seu restaurante.
Quando os utilizadores procuram produtos ou serviços na sua região, departamento, cidade ou concelho, uma presença local forte impulsionará as visitas à loja e promoverá oportunidades de vendas diretas, aumentando assim o tráfego na loja.
Se você investir, destacar-se-á.
Gerar contactos e reservas :
Mesmo que isso dependa do seu setor, a proximidade é um fator decisivo para os consumidores.
Destaque o seu negócio e suas qualidades através de fotos, comentários positivos, informações de contato, horários de funcionamento e a opção de reserva online.
Simplesmente porque isso simplifica o processo para potenciais clientes próximos de você, facilitando o contato e as reservas.
A sua audiência encontra o seu perfil, vê as fotos e os comentários, um botão de chamada está visível, eles clicam e pronto!
Aumentar a visibilidade local do seu site nos motores de busca :
Uma forte visibilidade local contribui para aumentar a visibilidade global do seu site nos motores de busca. É uma forma estratégica de fortalecer o SEO local de um site e estar visível durante uma pesquisa local.
Ao aparecer frequentemente nos resultados de pesquisa locais, você reforça a credibilidade da sua empresa aos olhos dos motores de busca, o que também pode melhorar a sua posição nos resultados de pesquisa.
É um círculo virtuoso.
Quando não está visível nos motores, os dispositivos digitais relacionados ao local podem ajudar a ser, mas também podem auxiliar a melhorar o ranqueamento do seu site se usar e valorizar palavras-chave que remetem à sua característica local.
Resumindo, se investir numa presença local otimizada, poderá beneficiar, em última instância, de várias vantagens, desde a melhoria do SEO até à geração de tráfego na loja, fortalecendo assim o seu impacto no mercado local.
Por que otimizar a sua ficha no Google My Business?
O que é o Google My Business?
GMB, o que é?
Google My Business, ou Google Minha Empresa em francês, é uma ferramenta gratuita do Google, essencial para o SEO local e para lojas físicas.
Ele permite a divulgação das informações-chave da sua empresa de maneira privilegiada.
Imagine-o como um diretório do Google oferecendo uma visibilidade aumentada, especialmente no topo dos resultados de pesquisa, adaptada à localização do usuário.
O que é uma ficha Google My Business?
Isso é simplesmente uma página online que apresenta informações importantes sobre uma empresa.
Esta ficha é visível no Google Maps e nos resultados de pesquisa do Google, ajudando as pessoas a encontrar e saber mais sobre uma empresa local.

Quem pode usar o Google My Business ?
Qual é o interesse de usar o Google My Business?
Aproveitar o poder do Google para:
- Tornar-se visível localmente e gratuitamente,
- Interagir com os clientes,
- Divulgar informações importantes sobre a sua atividade e as suas novidades,
- Valorizar a sua empresa,
- Aumentar a sua notoriedade através de avaliações,
- Gerar contactos e visitas,
- Ser geolocalizado no Google Maps.
O objetivo final é o tráfego na loja e/ou o contato direto. Assim, auxilia na sua atividade profissional.
Não é obrigatório fornecer um endereço, mas se o fizer, a sua visibilidade local será destacada.
Como criar e redigir uma ficha do Google My Business ?
Criar a sua própria ficha GMB é essencial para aproveitar das suas funcionalidades.
Certifique-se de que não há uma ficha existente para a sua empresa e, caso exista, reivindique-a.
- Comece por criar uma conta Gmail. Pode criar um novo endereço de e-mail ou associar o seu e-mail profissional.
- Acesse o site do Google Business e clique em “Gerenciar”.
- Insira o nome do seu estabelecimento, o tipo de empresa, categoria de atividade, endereço, etc.
- Clique em “Concluir”.
- Selecione uma opção de validação.
O processo de inscrição é bastante intuitivo.
Após ser validada pelo Google, receberá um código de verificação pelo correio.
Poderá otimizar a sua ficha durante este período.
Deverá preencher as informações sobre o seu estabelecimento, como horários, fotos, descrição,…
Quais são as funcionalidades do Google My Business?
As funcionalidades do Google My Business são diversas, incluindo:
💌 Exibição de avaliações e perguntas.
📍 Exibição da sua localização.
🎤Uma descrição.
🖼️ Publicação de fotos,
📄 Apresentação do seu menu digital (para restaurantes).
⏱️ Indicação dos horários.
📆 Dias de fechamento. descrição dos serviços (como Wi-Fi).
🎉 Compartilhamento de eventos.
👍 Conexão com redes sociais,
⌨️ Conversa via chat.
🔗 Botões de chamada para ação, como “reservar”, “ligar”, “direções”, “website” e “guardar”.
É realmente 🛎️ MUITO IMPORTANTE 🛎️ manter regularmente a sua ficha GMB, respondendo aos comentários, informando sobre os dias de fechamento, adicionando fotos, para mantê-la dinâmica e atrativa para os seus potenciais clientes.
Foco nos testemunhos
Os utilizadores analisam os comentários antes de tomar uma decisão, é uma maneira de dissipar as dúvidas.
Se não responder aos comentários e não os encorajar, veja o que pode acontecer:
➡️ Medo número um: se não tiver comentários, podem pensar que não existe, ou pior ainda, que é um embuste. 😱
➡️ Em modo rádio silêncio, podem concluir que não liga minimamente à opinião dos clientes ou que nem se dá ao trabalho de verificar. 🤬 E adivinhe? Isso pode desencadear uma avalanche de comentários negativos que transformará a sua página num desabafo. 🧯🔥
➡️ Última atualização dos comentários há várias luas 🌝?
Podem imaginar que está fechado para sempre.
➡️ Responder sem um toque de inteligência?
Corre o risco de deixar os comentários negativos em modo “sleepy” 😴. Mas com um pouco de TATO e compreensão, pode transformá-los em elogios positivos. Então, por que não aproveitar?
Em outras palavras, coloque o seu ego de lado. 🥸
Acredite em mim, é um verdadeiro impulso 👌 para gerar tráfego na loja.
Incentive, portanto, os seus clientes fiéis a deixar um comentário na sua ficha, enviando-lhes um e-mail, criando um QR Code através do link da mesma ou partilhando a sua ficha. Para isso, vá até à sua ficha GMB e clique em “solicitar comentários”, partilhe nas suas redes sociais e copie o link.
Vá para um site de geração de QR Code como QR Code Generator, cole o seu link na URL e está feito.
Por que fazer publicidade com GMB e Google Maps ?
A publicidade no Google My Business (GMB) e no Google Maps oferece maior visibilidade.
É uma estratégia prioritária que garante uma exposição máxima, ocupando os principais espaços nos perfis e se destacando no Google Maps.
Para maximizar a sua eficácia, você deve, naturalmente, manter a sua ficha no GMB atualizada regularmente.
Além de aumentar a visibilidade, essa abordagem publicitária oferece um direcionamento local preciso, incentivando chamadas e visitantes na loja.
Benefícios da publicidade com o Google My Business e o Google Maps
👉 Reforça a visibilidade local da sua empresa.
👉 Segmenta eficazmente uma audiência local qualificada.
👉 Estimula a geração de chamadas e visitas à loja.
Para mais informações e uma melhor compreensão de como fazer publicidade com o Google My Business e o Google Maps, leia o meu artigo.
Registar-se em Diretórios Locais
Porque registar-se nos diretórios locais ?
A sua inscrição nos diretórios locais impulsionará a sua presença local durante pesquisas online relacionadas à sua atividade.
Este processo, às vezes longo e tedioso, no entanto, pode oferecer a você:
Melhoria da visibilidade local
De fato, esses diretórios são frequentemente consultados por usuários em busca de produtos ou serviços locais, aumentando as suas chances de ser descoberto durante pesquisas específicas em sua área geográfica.

Reforço do SEO local :
Ao incluir informações precisas sobre o seu negócio, como o seu site, endereço, número de telefone, horário de funcionamento e descrições detalhadas dos seus produtos ou serviços, você ajuda os motores de busca a compreender melhor a sua atividade e a apresentá-la de forma mais relevante nos resultados locais.
Isso ajuda a posicionar o seu site nas SERPs (páginas de resultados nos motores de busca) durante uma consulta local.
Melhor credibilidade :
A sua presença nos diretórios reforça a confiança e tranquiliza os consumidores.
Um aumento nos contatos estabelecidos
Atenção, no entanto, ao escrever uma apresentação da sua empresa, certifique-se de que ela seja suficientemente longa e completa para se destacar.
Não faça copiar e colar das suas apresentações em todos os diretórios, eu vos suplico, tudo o que conseguirá fazer é conteúdo duplicado 🙈.
Não, não, não 🙅♀️. Escreva uma descrição completa e única para CADA diretório!
📒 Exemplos de diretórios :
✔️ Yelp
✔️ ShowMeLocal
✔️ HotFrog
✔️ Infobel
✔️ Solocal
✔️ Europages
✔️ Hoodspot
✔️ Ondevamosjantar,
✔️ Guiadacidade,
✔️ Sala.pt,
✔️ Empresasportugal.net
✔️ Guiaempresas.pt,
✔️ Bussola-pt.com,
✔️ Vymaps
✔️ On-pt.com
✔️ Cybo.com
✔️ Foursquare
✔️ Brownbook.net ,
✔️ Tupalo
✔️ TheFork : setor da restauração
✔️ TripAdvisor : setor do turismo
✔️ Houzz (setores da construção, decoração de interiores, agências imobiliárias e escritórios de arquitetura).
✔️ Kompass : serviços BtoB
Existem também diretórios regionais, departamentais ou específicos para cidades; assim como diretórios por setores, cabe a você pesquisar 🤓
Obter backlinks nos sites e blogs locais
Artigos de blog locais podem ajudar a melhorar o SEO local da sua empresa, especialmente se o site apontar para o seu.
Mesmo se você não tiver um site, se o site que fala sobre você tiver uma boa pontuação de confiança no Google e o artigo for bem escrito, a página do artigo pode se posicionar bem nos resultados de pesquisa.
Isso permite que você ganhe visibilidade e credibilidade.
Os benefícios dos sites e blogs locais
Melhoria do SEO local
As menções ou artigos em outros sites funcionam como recomendações para o seu negócio, fortalecendo assim a sua relevância para as pesquisas locais.
Além disso, os links de sites locais confiáveis podem fortalecer a posição do seu site nos resultados de pesquisa. Certifique-se de que as âncoras dos links correspondam às palavras-chave que você definiu anteriormente e mencionem a sua localização.

Credibilidade aumentada
Ter presença em plataformas locais, como as Instituições governamentais locais, associações ou empresas afiliadas, pode fortalecer a credibilidade da sua empresa aos olhos dos usuários e dos motores de busca.
Melhor visibilidade a nível comunitário
Ser mencionado em publicações locais é uma ótima maneira de alcançar diretamente o seu público-alvo próximo de si.
Seja para o seu perfil, os seus anúncios, no seu site ou nos diretórios, opte por palavras-chave de cauda longa e relacionadas à sua área.
Para encontrar blogs e sites, comece pelos seus contatos ou pelas empresas locais complementares ou relacionadas com a sua atividade profissional. Ou então associações e instituições públicas.
Pode também utilizar ferramentas como o Ahrefs para identificar os sites que apontam para os resultados no top 3 e contactá-los.
No pior dos casos, há a possibilidade de escrever (ou mandar escrever) artigos sobre a sua atividade e pagar pelo espaço em alguns sites: guest posting.
Mas nesse caso, escolha cuidadosamente o site onde irá colocar o artigo e faça publicações gradualmente, senão, o Google não deixará passar. 💣
⛔ Devo alertar que essa prática é mal vista pelo Google e com o rápido avanço de todas as novas técnicas para aprimorar os algoritmos, como dizer…, tenham cuidado. 😣
Experimentem antes os links naturais (participação em fóruns, contato com profissionais e blogueiros, cuidado com os vossos conteúdos, etc.).
Aliás, se tiver também um site, só posso encorajá-lo a criar um blog e a redigir alguns artigos relacionados com as suas missões e eventos, por exemplo (sem esquecer de usar as suas palavras-chave e a localização).
Quanto mais utilizarem os meios à vossa disposição, maior será a probabilidade de gerar visitas à vossa loja.
Redes sociais e pesquisa local
Não subestime as redes sociais…
As redes sociais podem desempenhar um papel na valorização da sua presença local.
Elas também podem ser uma porta para estabelecer vínculos com outras empresas locais, moradores e instituições públicas.
Por que utilizar as redes sociais na minha estratégia de pesquisa local ?
Envolvimento local
Redes sociais como o Facebook ou LinkedIn permitem uma interação direta com o seu público local.
Ao partilhar conteúdo relevante, responder aos comentários e participar nas conversas locais, está a criar uma ligação mais estreita com a sua comunidade.
A criação de laços locais
As redes sociais oferecem a oportunidade de estabelecer conexões com outras empresas locais, residentes e instituições públicas. Isso melhorará a sua integração na rede social da sua comunidade.
Não hesite em seguir as páginas de outras empresas!
Você pode até mesmo inscrever-se em todas as páginas ou grupos locais para divulgar os seus serviços e promoções e ser visto pelos seguidores.
Isso fortalecerá a sua notoriedade e o tráfego na loja.
A promoção de ofertas e eventos locais
As redes sociais são uma excelente forma de promover ofertas especiais, eventos ou promoções exclusivas 📢.
A partilha viral
Conteúdos interessantes ou divertidos podem ser facilmente e rapidamente partilhados nas redes sociais, aumentando assim a sua visibilidade.
A publicidade direcionada localmente
As redes sociais permitem lançar campanhas publicitárias usando opções avançadas de segmentação.
Você pode veicular anúncios específicos para o seu público-alvo, definindo previamente uma área de distribuição.
Opiniões e testemunhos
As redes sociais têm também a função de recolher opiniões e testemunhos de clientes satisfeitos.
Incentive os seus clientes a dar a sua opinião e partilhe-as, quanto mais recomendações tiver, melhor será.
Utilização de etiquetas geográficas
A adição de etiquetas de localização às suas publicações reforça a associação da sua empresa a uma localização específica.
Os utilizadores podem assim descobrir o seu conteúdo quando procuram informações sobre locais específicos.
Os hashtags
Pode também utilizar hashtags para ser visível numa pesquisa local no Instagram, por exemplo.
🧐 Exemplo, se estou à procura de um restaurante italiano no Porto e quero ver fotos dos pratos e do estabelecimento, posso procurar por #restauranteitalianonoporto, ver as publicações associadas a esse hashtag e até mesmo seguir esse hashtag para ver publicações futuras associadas.

A presença no Google
É importante notar que o Facebook, em particular, tem uma boa indexação no Google.
As páginas do Facebook podem aparecer nos resultados de pesquisa quando os utilizadores fazem pesquisas.
Percebeu que as redes sociais, para além de permitirem o envolvimento, influência e atrair o seu público local, possibilitam criar laços dentro da sua comunidade local. Portanto, não negligencie o seu potencial.
Escolher as melhores palavras-chave
Selecionar cuidadosamente palavras-chave relevantes é um passo essencial para maximizar a sua visibilidade em pesquisas locais.
Seja para o seu site, diretórios ou redes sociais, a fase das palavras-chave é crucial.
Porque escolher as melhores palavras-chave é essencial para otimizar a sua estratégia de pesquisa local ?
Precisão na pesquisa
Optar por palavras-chave específicas para a sua atividade e localização garante que a sua empresa apareça nas pesquisas precisas realizadas por utilizadores locais.
🧐 Por exemplo, para um site, se for um restaurante italiano em Coimbra, prefira palavras-chave como “restaurante italiano em Coimbra”, ou “restaurante no Centro de Coimbra” – “restaurante italiano no Centro de Coimbra”, em vez de termos genéricos como “restaurante em Coimbra”, “restaurante italiano” ou pior, “restaurante”…
As palavras-chave dependem da localização; as palavras-chave para um negócio no centro turístico de Lisboa não são as mesmas que as de uma cidade no Alentejo 😜
Chama-se a isso a cauda longa; quanto mais específica for a sua palavra-chave, mais chances terá de atingir um público que lhe corresponda.
No entanto, não opte por palavras-chave muito longas, senão terão pouca probabilidade de serem encontradas (porque ninguém as usará numa pesquisa).
Nas redes sociais, pode utilizar palavras-chave mais genéricas através de hashtags.
Criação de público-alvo local
As palavras-chave corretas permitem-lhe direcionar diretamente o seu público local.
Ao alinhar as suas palavras-chave com as necessidades e intenções da sua audiência local, aumenta as hipóteses de atrair visitantes relevantes, interessados nos seus produtos ou serviços.
Otimização de SEO local
Competitividade controlada
Ao escolher palavras-chave específicas e menos concorridas, você tem a oportunidade de se posicionar mais facilmente nos resultados de pesquisa.
Evite termos genéricos que possam estar saturados e concentre-se em expressões que descrevem precisamente o que a sua empresa oferece.
Certifique-se, no entanto, de que as suas palavras-chave geram tráfego e correspondem à intenção de pesquisa.
Resumindo, escolher criteriosamente as suas palavras-chave permite direcionar tráfego para o seu negócio, reforçar a sua posição nos resultados de pesquisa, destacar-se dos seus concorrentes e otimizar a sua presença online.
✋ Mais uma coisa! Coloque-se no lugar do consumidor:
Ele usa termos específicos? Ele faz perguntas? Quais termos ele usa?
Às vezes, poderíamos usar palavras-chave específicas porque somos especialistas na nossa profissão, MAS o potencial cliente nem sempre usa essas palavras, simplesmente porque não é especialista. É necessário entender isso e encontrar o vocabulário que ele utiliza para descrever o seu serviço ou necessidade.
🧐 Exemplo: Posso pensar que o meu alvo perguntaria “como ficar em primeiro lugar nos resultados de pesquisa”, mas na realidade ele formulará “como ficar no topo do Google”. Não verifiquei, é apenas um exemplo. Tenha em mente que o seu alvo pensa de forma diferente!
Espere, mais uma coisa… observe os seus concorrentes (especialmente aqueles que têm muito sucesso) e veja as palavras-chave que eles usam (veja a lista abaixo).
📝 As ferramentas para escolher palavras-chave :
🤩 Os gratuitos
👉 O planejador de palavras-chave do Google Ads: Ferramenta integrada à plataforma do Google Ads, que permite explorar volumes de pesquisa, concorrência e sugestões de palavras-chave.

👉 As pesquisas relacionadas do Google: não exatamente uma ferramenta, mas sim uma funcionalidade oferecida pelo Google para visualizar as consultas frequentemente feitas pelos utilizadores que correspondem às minhas palavras-chave.

👉 Keyword Sheeter: Gera uma lista massiva de palavras-chave com base em apenas um termo inserido. É uma boa ferramenta para encontrar ideias de palavras-chave.
👉 Free Keyword Generator: Como o nome sugere, esta ferramenta gera palavras-chave relacionadas ao termo inserido e fornece informações como dificuldade e volume de pesquisa.
👉 Google People Also Ask: Observando as perguntas geradas pelo Google, esta ferramenta fornece ideias de palavras-chave relacionadas ao seu tópico principal, oferecendo uma visão das preocupações comuns dos usuários.
👉 SpyFu: Muito útil para descobrir os termos usados pelos seus concorrentes.
👉 WordStream: Oferece um gerador de palavras-chave gratuito, útil para identificar termos relevantes.
👉 Keyword Surfer: Extensão do Chrome para encontrar informações sobre o volume de pesquisa diretamente nos resultados do Google, facilitando a busca por palavras-chave enquanto navega na web.
👉 Quora: Tipo de fórum que aborda todos os tipos de tópicos. Nele, é possível observar perguntas de pessoas que nem sempre conhecem termos técnicos, bem como respostas dos usuários, opiniões, obstáculos, etc. É uma ferramenta muito útil para encontrar ideias de palavras-chave, explorar as perguntas dos consumidores e as questões frequentemente formuladas (ideias de consultas).
🤑 Os pagos
👉 SeRanking: Ferramenta completa que oferece funcionalidades avançadas como rastreamento de classificação, análise competitiva e pesquisa de palavras-chave para otimizar a sua presença online.


👉 Ubersuggest: Desenvolvido por Neil Patel, fornece informações detalhadas sobre palavras-chave, concorrência e oportunidades de conteúdo, contribuindo para uma estratégia de palavras-chave bem informada. Também oferece documentação para melhorar a sua estratégia de palavras-chave.
👉 Keyword Tool: Oferece sugestões de palavras-chave baseadas no Google, Bing, YouTube e outras plataformas. Também disponibiliza funcionalidades de pesquisa de palavras-chave para Amazon e eBay.
👉 SemRush: Ferramenta bastante reconhecida, também permite aprimorar a sua estratégia de palavras-chave e analisar a concorrência.
👉 Majestic: Outra ferramenta muito conhecida, especialmente para análise de backlinks, que também oferece funcionalidades de pesquisa de palavras-chave.
👉 Ahrefs: Ferramenta versátil e abrangente que também oferece pesquisa detalhada de palavras-chave.
👉 SEO Hero: Oferece várias funcionalidades, incluindo pesquisa de palavras-chave.
Melhorar o meu SEO local
No contexto digital atual, que seja proprietário de uma loja, hotel, restaurante ou qualquer outro tipo de empresa, é essencial aproveitar as oportunidades oferecidas pelas várias soluções digitais, principalmente quando são gratuitas.
Melhorar a sua presença local📍 na internet já não é uma opção, mas sim uma necessidade essencial.
Seja através de plataformas como o Google My Business, inscrições em diretórios online, implementação de campanhas publicitárias direcionadas, escolha criteriosa de palavras-chave ou até mesmo a publicação de artigos de blog em sites locais, cada ação contribui para fortalecer a sua visibilidade a nível local.
Ao adotar estas estratégias, ganha visibilidade junto de uma audiência local, atrai novos clientes e consolida a reputação da sua empresa na região.
Portanto, é hora de capitalizar nestes processos digitais para melhorar o SEO local da sua empresa.
Não há mais desculpas, então, ação ! 👊

Espero que tenha gostado do meu artigo e que seja útil para si ! 🫶
Se precisar de ajuda com a sua estratégia online, fazer publicidade, criar um site com otimização para motores de busca…
