senhora proprietaria de um cafe esta navigando num computador

Como promover-se no Google Ads sem um site?

Sumário
Tempo de Leitura: 13 minutos

Quer anunciar no Google mas não tem um site? Não faz mal. Neste artigo, vou explicar como pode promover-se no Google Ads sem um site.

Anunciar sem ter um site utilizando o Google My Business e o Google Map

Está interessado em fazer publicidade online, mas não possui um site ou não quer ter? Quer anunciar no Google Ads mais não tem um website? 

É ótimo, porque o Google My Business (GMB) e o Google Maps permitem isso.
Estas ferramentas representam uma oportunidade única para estabelecer a sua presença online sem ter que investir num site tradicional. 💻

Este artigo explora detalhadamente o GMB e o Maps. 📍

A forma como podem melhorar a sua visibilidade e os passos concretos para começar a publicidade online, mesmo sem um site convencional.

Prepare-se para descobrir como aproveitar estas plataformas para impulsionar 🚀 a sua presença na web, sem a necessidade de uma infraestrutura web convencional.

Vamos agora explorar esta abordagem alternativa para a publicidade online!

Google My Business, o que é exatamente ?

O Google My Business, também conhecido como Google a Minha Empresa em português, é uma ferramenta do Google muito popular e gratuita. É IMPRESCINDÍVEL e ESSENCIAL para a sua loja física.

Permite registar e divulgar as informações-chave da sua empresa.

Pode gerir apenas uma ficha 📝 para a sua empresa ou criar várias fichas de estabelecimento se tiver várias lojas. 

Isso é frequentemente o caso de algumas franquias, grandes estruturas 🏢 de retalho ou marcas conhecidas a nível nacional ou internacional.

Ficha Google My Business

Imagine-o como um verdadeiro diretório no ecossistema do Google.

Quando os utilizadores navegam online, a ficha da sua empresa é frequentemente exibida no topo dos resultados de pesquisa, geralmente no lado direito do ecrã, proporcionando uma visibilidade privilegiada. 

Também leva em conta a localização 📍do utilizador conforme a sua localização (se estiver perto do seu estabelecimento) ou a sua pesquisa (exemplo “restaurante mexicano em Porto”).

Isso significa que se alguém procura um serviço ou produto próximo, a sua ficha tem mais probabilidades de ser exibida primeiro, oferecendo uma visibilidade aumentada e precisa na sua região geográfica.

Deverá criar a sua própria ficha do GMB para aproveitar as suas funcionalidades.

❌ Por vezes, pode já existir uma ficha para a sua empresa sem que saiba. Se ainda não criou a sua ficha, é essencial verificar a sua existência. 👀

✅ No caso de já estar presente, é possível reclamá-la como sendo sua.

▶️ Solicitar a sua ficha Google My Business.

Quais são as funcionalidades do Google My Business ?

Ela disponibiliza ainda botões para incentivar a ação do utilizador como: 

  • “reservar”,
  • “ligar”,
  • “obter direções”,
  • “website” (se tiver um, para incentivar a navegação no seu site),
  • “reservar”,
  • “guardar” a ficha para mais tarde.

Estas funcionalidades permitem apresentar a sua empresa de forma detalhada e atrativa, reforçando assim o seu apelo para potenciais clientes.

⚠️ Mas atenção, uma ficha do GMB requer manutenção! Responda às avaliações, informe sobre os dias de encerramento, anime-a com fotos, em resumo, a sua ficha deve ser DINÂMICA. 💪

Os benefícios de utilizar o Google My Business

Aprenda a medir o desempenho das suas campanhas Google Ads > Desenvolva a sua estratégia > Descubra o Google My Business

A relação entre o Google My Business e o Google Maps

O Google My Business é muito mais do que um simples registo no diretório online do Google. Está intimamente ligado ao Google Maps

Com esta integração, a sua empresa é geolocalizada no mapa, permitindo que os utilizadores a descubram facilmente, independentemente de onde estejam.

A integração do Google Maps no Google My Business também oferece aos utilizadores a possibilidade de planearem a sua rota para chegar diretamente ao seu estabelecimento através do botão “Itinerario” 🚘 (que mencionamos anteriormente) integrado na sua ficha do Google My Business. 

Esta funcionalidade facilita bastante o acesso à sua empresa para potenciais clientes, melhorando assim a sua experiência e aumentando as chances de visitas presenciais.

Saber desta relação estreita entre o Google My Business e o Google Maps é útil para o resto deste artigo, já que veremos em detalhes como criar campanhas publicitárias sem um site.

Fazer publicidade com o Google My Business e Google Maps

A publicidade no Google My Business é principalmente apresentada através da rede de mapas do Google 🗺️, conhecida como Google Maps. 

Esta estratégia publicitária é exibida na forma de um mapa que aparece sempre abaixo dos links pagos da rede de pesquisa Google Ads, dominando assim os resultados naturais.

Se existirem anúncios publicitários no Google Maps, eles são posicionados no início dos resultados, logo abaixo do mapa. Este destaque também é observável quando os utilizadores realizam pesquisas diretamente no Google Maps. 

🧐 Por exemplo, quando um utilizador procura por um restaurante, o estabelecimento aparece com um alfinete de cor ou forma distintiva na primeira posição.

fichas GMB com anuncios e mapa google no desktop
fichas GMB com anuncios num telemovel

Uma observação importante ao fazer uma pesquisa num telemóvel 📱é a presença de uma etiqueta “Anúncio” ou “Sponsored“, permitindo diferenciar claramente os anúncios dos resultados orgânicos. 

Note também que, dependendo do dispositivo usado (telemóvel, tablet, computador), os resultados podem variar devido às escolhas do algoritmo do Google Ads ou às decisões tomadas pelos anunciantes sobre os seus posicionamentos publicitários.

fichas GMB com anuncios e mapa google num telemovel
fichas GMB com anuncios e mapa google num telemovel

O que é importante lembrar é que os anúncios “pagos” no Google Maps são consistentemente priorizados em relação aos anúncios “naturais”, independentemente da ferramenta ou suporte de pesquisa utilizados. 

Em resumo, você estará no topo 🔝, acima dos seus concorrentes.

Essa visibilidade aumentada oferece aos estabelecimentos a oportunidade de promover os seus serviços de forma privilegiada, destacando as suas ofertas de forma ótima e relevante.

Quanto custa?

Em relação aos custos médios associados à publicidade no Google My Business, eles podem variar de acordo com diversos fatores, como :

Será necessário realizar uma análise aprofundada das tendências de custo por clique (CPC) no seu setor de atividade e na sua região específica para avaliar melhor o orçamento necessário pelas suas campanhas publicitárias no Google My Business.

☝️ Ah sim, saiba que CPC significa que paga quando um internauta clica no seu anúncio, não significa que se tornará cliente, mas já é um bom sinal.

O orçamento

Vamos lá, sem pânico 😌, o Google não estipula arbitrariamente os seus gastos publicitários, não vai esvaziar os seus bolsos. É você que define um orçamento a não ultrapassar 💸.

No entanto, se definir um orçamento muito restrito, corre o risco de ficar desapontado, pois o retorno do investimento nem sempre é garantido. Pode se esgotar rapidamente, limitando a visibilidade do seu anúncio e reduzindo a sua eficácia.

Confie no Google, siga as suas recomendações.

No começo, não invista muito dinheiro! 

Mas assim que entender como esse tipo de publicidade funciona, as performances, as melhores palavras-chave e valorizar bem a sua ficha, poderá investir mais nos custos publicitários.

 

Antes de começar a fazer publicidade

Saiba também que gastar com um perfil do Google My Business sem cuidar dele é como atirar-se no próprio pé. Estou enfatizando isso, mantenha o seu perfil

Responda aos comentários e perguntas, coloque fotos bonitas do seu estabelecimento (a estrutura) e fotos atrativas dos seus produtos/serviços. 

✨ Valorize o seu perfil, caso contrário, estará a perder tempo e dinheiro.

Por que anunciar no Google My Business ?

Se deseja promover a sua empresa sem ter um site dedicado, o Google My Business (GMB) surge como uma solução ideal.

Em geral, o Google Ads oferece publicidade na rede de pesquisa, display ou shopping

🧬 O que elas têm em comum

Todas requerem um link para o seu site ou, pelo menos, uma página de destino.

Não todos queremos investir e manter um site, é uma escolha respeitável. No entanto, isso não deve impedir a sua presença na publicidade digital, especialmente agora que o digital se tornou indispensável.

Essa ferramenta permite estabelecer uma presença online sem as restrições de um site tradicional.

Ao usar o GMB, tem a oportunidade de apresentar os seus produtos, o seu menu, as suas promoções especiais, enfim, a sua empresa da melhor forma, e partilhar a sua localização e horários de funcionamento. 

Isso proporciona uma plataforma prática para alcançar o seu público-alvo sem os problemas técnicos associados à criação de um site.

O Google My Business ajuda a otimizar a visibilidade das empresas nos resultados de pesquisa geograficamente relevantes. Eis como:

Géolocalização

O GMB usa informações geográficas para exibir empresas próximas aos utilizadores durante as suas pesquisas, reforçando assim a visibilidade dos estabelecimentos em áreas específicas.

Optimização dos dados locais

Ao fornecer informações precisas sobre localização, horários de funcionamento, avaliações de clientes, fotos, etc., o GMB otimiza os dados locais, facilitando a aparição das empresas em pesquisas locais.

Interação com o Google Maps

Como mencionado anteriormente, o GMB está intimamente ligado ao Google Maps, o que favorece uma melhor presença nesta plataforma. Empresas bem referenciadas no Google My Business tendem a aparecer no topo dos resultados de pesquisa no Google Maps.

Sinais de proximidade

Sinais de proximidade, como a localização do utilizador e a relevância do negócio em relação à pesquisa local, influenciam como o GMB classifica e exibe as empresas nos resultados de pesquisa.

 

Ao reforçar estes aspetos, aumenta a visibilidade perante potenciais clientes na sua área geográfica. 

Este processo permite direcionar 🎯 de forma mais precisa uma audiência local qualificada. 

Ao tornar-se mais facilmente identificável para aqueles que procuram estabelecimentos do seu tipo nas proximidades, aumenta as chances de atrair uma clientela relevante, interessada nos seus serviços.

Se tiver um site vinculado ao seu perfil do GMB, também melhorará o seu ranqueamento local nos motores de busca.

A publicidade através do Google My Business proporciona a oportunidade de atingir uma audiência local de qualidade

Ao utilizar a geolocalização e critérios de proximidade, um perfil GMB bem mantido permite que um usuário que busca por produtos ou serviços semelhantes aos seus, utilizando palavras-chave correspondentes, o encontre

Quer seja nas proximidades ou ao realizar uma pesquisa na sua região, mesmo na ausência de um site.

Ao optar por esta plataforma, posiciona-se no topo dos resultados de pesquisa, oferecendo uma visibilidade privilegiada à sua empresa em relação aos seus concorrentes. 

Esta posição estratégica chama a atenção de potenciais clientes já interessados nos seus produtos ou serviços na sua área geográfica, aumentando assim as suas chances de conversões e visitas físicas.

No motor de busca Google, ao realizar uma pesquisa, pode-se observar os 3 primeiros resultados do Google My Business (ou seja, os 3 perfis principais) seguidos pelo botão “outras localizações” para acessar outros resultados.

Ao anunciar, você posiciona a sua empresa no topo dos resultados de pesquisa, à frente dos outros perfis do Google My Business, superando até mesmo os sites da web tradicionais.

Essa posição privilegiada aumenta consideravelmente a sua visibilidade, colocando o seu estabelecimento em destaque para chamar a atenção dos usuários sempre que fazem uma pesquisa relacionada aos seus serviços ou produtos. 

Isso não só melhora a visibilidade da sua empresa, mas também reforça a sua credibilidade perante os utilizadores da internet.

O Google My Business simplifica o contato com os seus potenciais clientes, permitindo que eles interajam rapidamente e de forma fácil. 

Ao mostrar claramente os seus horários de funcionamento 🕜, o endereço 📍 e até mesmo oferecer um botão de chamada direta 📞, esta plataforma estimula as interações entre a sua empresa e os seus clientes.

Também lhe permite fornecer informações úteis como os serviços oferecidos, as promoções em curso 🤑, eventos 💃 e muitos outros detalhes que incentivam os utilizadores a visitarem fisicamente o seu estabelecimento. 

Isso aumenta as chances de conversão em visitas ou chamadas diretas.

Lembre-se de que o GMB é claro e conciso. O utilizador não quer perder tempo, e com o GMB, ele tem um catálogo de perfis que atendem às suas necessidades e acesso às informações essenciais sobre o seu estabelecimento sem ter que procurar durante vários minutos. Tudo está acessível com um clique, graças a chamadas para ação estrategicamente posicionadas. Aproveite!

Com o Google My Business, você tem ferramentas de análise abrangentes para medir a eficácia do seu perfil de estabelecimento. Essas ferramentas fornecem uma gama de informações, como o número de visualizações, chamadas recebidas, pesquisas feitas para encontrar o seu negócio e muito mais. Esses dados oferecem insights valiosos sobre o comportamento dos usuários, permitindo ajustar a sua estratégia de marketing e otimizar a sua presença online para maximizar a visibilidade e o desempenho.

Os insights disponíveis no Google My Business incluem dados variados, como as consultas usadas pelos usuários para acessar ao seu perfil, as ações tomadas após visualizar o seu perfil (como visitar o seu site, solicitar rotas ou ligar) e os atributos associados ao seu estabelecimento com base nas avaliações dos clientes.

Entenda melhor os insights.

A plataforma também permite acompanhar as tendências das interações no seu perfil, como pesquisas mensais, solicitações de rota, chamadas telefônicas, cliques no seu site, mensagens, reservas e muito mais.

Como visualizar o desempenho do seu perfil de estabelecimento e ver as estatísticas.

Você também pode acessar aos seus insights e relatórios diretamente no Google Ads para medir a eficácia dos seus anúncios locais.

Esses relatórios ajudam a avaliar a eficácia da sua campanha. Combinando esses insights com os do Google My Business, você terá uma visão completa do impacto da sua publicidade e como os usuários interagem com os seus anúncios na pesquisa local.

Ao utilizar essas informações para ajustar as suas futuras campanhas publicitárias, você otimiza os seus esforços de marketing para atingir melhor o seu público local e maximizar a sua visibilidade no Google My Business e Google Maps.

Como Anunciar no GMB - Google Maps

Para começar, você precisa criar uma conta no Google se ainda não tiver uma.

Isso permitirá acesso a todas as ferramentas do Google, além de um endereço de e-mail do Gmail. Você também pode registrar o endereço de e-mail da sua empresa, se desejar.

Em seguida, crie a sua conta no Google Ads seguindo este guia de inscrição no Google Ads.

▶️ Aqui está um resumo detalhado sobre como criar o seu primeiro perfil no GMB.

Note que a validação do seu perfil pode levar vários dias.
🚨 E, acima de tudo, e nunca vou cansar de dizer, OTIMIZE O SEU PERFIL, coloque informações suficientes (telefones, horários de funcionamento, endereço, fotos), caso contrário, não será útil…

Pode fazer publicidade diretamente através do seu perfil GMB, que tem uma aba de “publicidade” que o leva à plataforma do Google Ads.

Recomendo que utilize o mesmo endereço de e-mail para todas as plataformas do Google, para simplificar as coisas.

No Google Ads, vá para criar (o grande +), clique em “Componentes“, “Localização” e selecione a sua ficha de estabelecimento, depois clique no lápis que aparece ao lado do nome da sua ficha de estabelecimento quando passa o rato por cima e selecione o país. Guarde.
Deve encontrar a sua ficha de estabelecimento em “Administração” e “Contas Associadas”.

Também pode consultar o guia da Google para associar a sua ficha de estabelecimento ao Google Ads.

➡️ No seu gestor de perfil, clique em ‘publicidade‘. 

➡️ Será redirecionado para uma página que lhe perguntará para onde os utilizadores devem ser direcionados após clicarem no anúncio. 

Selecione ‘perfil do seu estabelecimento‘ e depois ‘seguinte‘. 

➡️ Após validar, clique novamente em ‘seguinte‘.

perfil GMB

➡️ Irá encontrar uma nova página chamada “Qual é o seu principal objetivo publicitário“. Selecione “receber mais chamadas” ou “mais visitas“. Pessoalmente, eu escolho “chamadas” – e depois “avançar“.

➡️ Em seguida, terá que redigir o seu anúncio (título, descrições). É importante pensar na intenção de pesquisa do seu público-alvo, por isso esta etapa pode levar algum tempo.

➡️ Depois, o Google oferece-lhe palavras-chave para associar o seu anúncio a pesquisas. Selecione aquelas que melhor correspondem à sua atividade, tendo cuidado para não escolher palavras-chave muito amplas ou irrelevantes.

➡️ Em seguida, indique a sua área de distribuição utilizando um raio em quilômetros que não seja muito amplo nem muito pequeno, dependendo da sua localização.

💡 Se estiver numa área densamente povoada como Lisboa, a menos que tenha uma loja muito específica e rara, deve selecionar um raio mais estreito do que se estiver numa zona rural.

Finalmente, defina o seu orçamento. Verifique a sua campanha e corrija imperfeições. Por fim, aguarde a aprovação.

A última página é a dos KPI, ou seja, os indicadores de desempenho (estarão a 0 até a publicidade estar online).

Você pagará pelo custo por clique (quando o utilizador clicar no anúncio).

Para definir as melhores palavras-chave (as consultas da sua audiência). 

🔗 Utilize o planejador de palavras-chave do Google Ads. Quanto mais coerente você for na escolha das palavras-chave que acionarão o seu anúncio, mais sucesso a sua campanha terá.

Evite palavras-chave muito genéricas, como “restaurante” 🙈, opte por “restaurante em Amarante” ou “restaurante italiano em Amarante”.

Não é aconselhável utilizar palavras-chave muito amplas e não específicas, pois você se perderá em uma grande quantidade de informações. Não use muitas palavras-chave 🙅‍♀️, tente manter a coerência.
Não se esqueça de incluir palavras-chave correspondentes à sua área geográfica. 📍

Verifique se não esqueceu nada e, principalmente, se o anúncio está configurado corretamente.
Após ativado, você precisará aguardar a revisão do Google, que tomará a decisão de publicá-lo. Se o Google recusar, significa que há um erro ou uma violação das regras publicitárias.

 

Se deseja criar uma campanha mais técnica através do modo especialista do Google Ads, aqui está como.

Se você possui uma conta especialista, pode promover a sua atividade com anúncios mais avançados e técnicos.

Para criar uma campanha, clique em “criar” (o +) e depois em “campanha” (lógico).

Em seguida, selecione o objetivo

objectivos Google Ads : promover as visitas na loja

« Promoções e visitas nas lojas locais », e então selecione o tipo de campanha “Maximize as conversões” (que substituiu as campanhas locais).

Este tipo de campanha permite, por meio deo Machine Learning.
💡 O Machine Learning faz parte de IA que ensina máquinas a aprender com dados para melhorar com a experiência), criar anúncios com lances otimizados e exibi-los em vários locais da rede do Google (Pesquisa, Display, Descoberta, Gmail, Maps, YouTube).

🎯 Este objetivo, como o próprio nome indica, é impulsionar visitas à loja física.

 

Escolha o seu objetivo de conversão

📞 Contatos: Quando um usuário interage com o anúncio ao tocar no botão “Ligar”, essa ação é registrada como uma conversão.

🚙 Rotas: Quando um usuário interage com o anúncio ao tocar no botão “Rotas”, essa ação é registrada como uma conversão.

Indique qual loja os anúncios estão promovendo (a sua ficha), e depois dê um nome à sua campanha.

Agora, vamos para a configuração. ⚙️

 

Configuração

Agora, você deve configurar os seus anúncios:

  • escolha do idioma,
  • as áreas geográficas afetadas,
  • os diferentes títulos e descrições,
  • o logotipo,
  • as imagens e vídeos,
  • a escolha dos dispositivos,
  • o botão de chamada para ação,
  • as opções de segmentação,
  • os links se você tiver um site,
  • a estratégia de lance,
  • o tipo de conversão,
  • a duração da campanha
 

Aqui está, uma campanha muito diferente da anterior.

Sim, será solicitado um link, então coloque o do seu site se tiver um e for incrível, uma página de destino especialmente criada para este anúncio ou uma página do seu site com a sua localização e um mapa.

Se o objetivo principal é incentivar os usuários a contatar a sua loja, use uma extensão de clique para chamada em vez de um URL. Para contato imediato.

Caso contrário, adicione o link do seu perfil do Google Maps: vá para o Google My Business, clique em “Solicitar avaliações”, copie o link que se parece com este https://g.page/seuperfilgmb/review e remova “review”, e aí está, você tem o link do seu perfil.

Orçamento: opte por um mínimo de 7€ por dia para obter resultados.

perfil GMB

Você também pode usar o link na sua ficha no Google Maps, clique no mapa da sua ficha GMB, clique em “Compartilhar” e copie o link.

O que você deve saber

Você tem a opção de diversificar as suas campanhas publicitárias, inclusive criando anúncios do Google no mecanismo de pesquisa (se tiver um site) incorporando extensões de local

Essas extensões são um recurso para facilitar a descoberta do seu negócio, exibindo o seu endereço, um mapa de localização ou até mesmo a distância a percorrer. 

Elas enriquecem os seus anúncios com uma linha adicional, permitindo que os clientes encontrem rapidamente a rota pela sua empresa ou entrem em contato diretamente através do anúncio.

Duas publicidades no motor de pesquisa Google com o endereço e butão para ligar

Criando publicidade sem um site

Agora você sabe como criar publicidade sem um site com o Google Ads. 💯
De acordo com o Google, 90% das vendas ainda ocorrem em lojas físicas, tornando essencial otimizar a sua visibilidade local, seja você um prestador de serviços ou um vendedor.

Quer obter as certificações do Google Ads?

🔗 Faça o teste Google Ads aqui ! 

Partilhar este Artigo:

Enviar Mensagem

Mais Artigos

Não foi possível confirmar a sua inscrição.
Confirmação da inscrição efetuada.

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter para acompanhar as nossas novidades.

IMPULSE O SEU RESTAURANTE

INTERESSADO?

Precisa de acompanhamento em Marketing Digital?
Se você deseja mais informações sobre a criação de um site, a inclusão de um menu digital no site ou externo, impulsionar o seu negócio através de publicidade ou nas redes sociais.

Scroll to Top
framboesa
framboesa
flora
flora
flora
framboesa
prato com chocolate, frambuesas e morangos

PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES?

Entre em contato comigo